quarta-feira, 2 de abril de 2014

6 dicas para escolher uma instituição de educação infantil

educacao-infantil
Nos dias de hoje, a escola é a segunda casa de muitas crianças, é onde elas passam boa parte do seu tempo, por isso, na hora de levar seu filho para uma escola de educação infantil é importante observar alguns pontos que vão além do colorido das paredes e brinquedos disponíveis.

1- Limpeza do ambiente

Visitar os banheiros da escola pode ser uma maneira rápida de verificar o cuidado com a limpeza. Verifique também os materiais pedagógicos, qual é a frequência da limpeza dos mesmos, se as mesas e cadeiras são limpas diariamente e se, de maneira geral, o ambiente está organizado.

2- Segurança

SAIBA MAIS

Uma das grandes preocupações dos pais é com asegurança das crianças. Durante a visita a escola observe pontos como muros, grades e alambrados, se as janelas têm telas, se as tomadas são cobertas e os produtos de limpeza são mantidos fora do alcance das crianças. Verifique como a escola recebe os visitantes, pergunte se estranhos podem entrar na escola e ter acesso ao local onde as crianças ficam. Também se informe como é realizada a “entrega” da criança. Por questão de segurança, as crianças só devem ser entregues para as pessoas autorizadas.

3- Alimentação

obesidade infantil tem sido uma das principais preocupações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e também da Pastoral da Criança. Durante a visita à escola, verifique se o cardápio é preparado com orientação de nutricionista e se os lanches oferecidos são saudáveis. Caso a criança leve o lanche de casa, prefira lanches saudáveis, como frutas, bolo e sucos.

4- Estrutura

A escola é um espaço de aprendizado e convivência e não precisa ter a estrutura de um clube. Observe se existe um local apropriado para a prática de atividades ao ar livre e esporte, salas apropriadas para aulas de música e biblioteca. Verifique também os locais específicos para o descanso (sono) e para a alimentação.
Os espaços devem ser ventilados, iluminados e com proteção contra o sol forte.

5- Professores e quantidade de crianças

Municípios e estados têm uma resolução diferente sobre a quantidade ideal de crianças por professor. O Conselho Nacional de Educação orienta que cada professor deve cuidar, no máximo, de seis a oito crianças de até 2 anos; de 15 crianças até 3 anos e de 20 crianças de 4 a 6 anos. Esses números levam em consideração as características do espaço físico e das crianças. Durante a visita à escola procure observar a relação dos professores com os alunos. Eles são atenciosos? Parecem dedicados?

6- Proposta pedagógica

Mais do que cuidar das crianças, a educação infantil também devem seguir o aspecto educativo. Pesquisas mostram que a frequência à creche e à pré-escola causam efeitos positivos na vida das crianças. Verifique se a proposta pedagógica adotada na escola está de acordo com o que você espera para a educação do seu filho.
Foto: Billy Alexander

Nenhum comentário:

Postar um comentário